[obm-l] Re: [obm-l] Seqüência

On Tue, Mar 09, 2004 at 10:41:19PM -0500, Faelccmm@aol.com wrote:
> Pra mim tem muita graça :-)
>
> Pois sempre que eu quero (sao rarissimas as vezes que acesso esta
> enciclopedia, apesar de concordar com o projeto do autor) eu consigo criar uma sequencia
> matematica em que esta enciclopedia nao reconhece. Faco isso em segundos...Ex:
>
> 1, 8, 1296, 7962624, ?
>
> Qual o proximo ?
>
> Se existem VARIAS solucoes, por que a enciclopedia nao da ao menos UMA ?
> Ps: Criei neste momento, nao ha dificuldade alguma.

Eu não tenho certeza se isto é uma piada ou um mal entendido.
Se for uma piada, desculpem por estar respondendo, mas por e-mail
não se vê a cara da pessoa e o :-) no topo da mensagem pode se referir
só à primeira linha.

Se o que você quer é *alguma* seqüência com os quatro primeiros termos
que te passaram pela cabeça, você sempre pode encontrar um polinômio.
O maple faz isso, veja:

interp([0,1,2,3],[1, 8, 1296, 7962624],k);
                            3            2
                 7958759/6 k  - 3978739 k  + 15913717/6 k + 1

e os próximos termos ficam sendo 31842751, 79600436, 159194438, 278583516,
445726429, 668581936, 955108796.

A enciclopédia tenta encontrar alguma coisa mais interessante do que isso,
uma seqüência mais ou menos natural, algo em que alguém pudesse pensar,
uma solução de um problema de contagem, ...

É claro que os conceitos de "interessante", "natural", ..., na frase acima
são muito imprecisos. É por isso que o problema "ache o próximo termo
da seqüência" é inadequado para muitos tipos de provas, entre elas
olimpíadas de matemática.

Note que este tipo de questão *é* usado em certas provas, por exemplos em
certos testes para medir QI: se estes testes estão ou não medindo alguma
coisa, se esta alguma coisa tem ou não a ver com inteligência, se esta
alguma coisa tem alguma relevância, são questões fascinantes mas
completamente off-topic.

[]s, N.