Re: [obm-l] arccos((raiz(5)-1)/2) (e mais irracionais!!!)

SO PARA ESCREVER MESMO...Achei esse problema
superdivertido!!!!!!E bem legal usar polinomios
para determinar irracionais e coisas do genero...
Agora, para aproveitar o pique, duas perguntas,
uma delas eu sei a resposta, a segunda nao:
1)k^1!+k^2!+k^3!+k^4!+... com 2*k=1 e
transcedente;
2)log k/log 10 ou e racional ou e transcedente;
3)Onde acho a demonstraçao de que a^b e
transcedente se a e algebrico e b e um algebrico
nao-inteiro?

Para a primeira questao tenho um a soluçao bem
legal...Depois eu envio

--- "Nicolau C. Saldanha"
<nicolau@mat.puc-rio.br> escreveu: > On Thu, Jan
29, 2004 at 11:09:05PM -0200,
> acompanhei os emails do
> inclusive chegando a solucao
>  bastante interessante,
> de chebyshev da lista vai
>
> Antes de mais nada eu queria pedir desculpas
> por estar respondendo com
> tanta demora.
>
> A solução que o Marcio apresenta abaixo é bem
> legal. Ela até prova mais
> do que ele afirma, ela no fundo prova que se
> cos(p Pi/q) é inteiro algébrico
> então cos(p Pi/q) = 0 ou +-1, ou seja, prova
> exatamente a mesma coisa
> que eu demonstrei nesta lista há aprox um mês,
> [...]

Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
http://br.yahoo.com/info/mail.html