Re: [obm-l] Particao do Quadrado

On Sat, Mar 06, 2004 at 12:31:00PM -0300, Claudio Buffara wrote:
> Um exemplo interessante de conjunto conexo que eu vi foi o seguinte:
>
> Sejam:
> A = { (0,y) | -1 <= y <= 1 } = intervalo [-1,1] no eixo y
> B = { (x,sen(1/x)) | 0 < x <= 1} = grafico da funcao sen(1/x) restrita ao
> intervalo (0,1].
>
> Entao A uniao B eh conexo (apesar de A e B nao se "tocarem", ou seja A uniao
> B nao eh conexo por caminhos)
>
> Qualquer aberto contendo A vai ter que conter algum ponto (x,y) com x > 0 e
> -1 <= y <= 1. Logo, vai intersectar o grafico de sen(1/x) em algum ponto
> perto do eixo y.

> [...]

Você tem razão, o exemplo é bem mais simples do que eu pensava, veja a figura.
Pinte os lados do quadrado alternadamente de verde e vermelho. Desenhe dentro
do quadrado uma espiral verde e outra vermelha: não é importante exatamente
qual formato elas têm, o importante é que elas sejam disjuntas e se aproximem
arbitrariamente do bordo do quadrado. Tanto o conjunto verde quanto o vermelho
são conexos.

[]s, N.

conexo.png