Re: [obm-l] Particao do Quadrado

On Fri, Mar 05, 2004 at 05:31:46PM -0300, Claudio Buffara wrote:

> Bom, isso soh seria inusitado se as pecas restantes continuassem a formar O
> MESMO QUADRADO.

O que eu sei é que o Paradoxo de Banach-Tarski não funciona em dimensão 2.
Se você particionar um subconjunto mensurável A de R^2 em um número finito
de peças não necessariamente mensuráveis, e, fazendo movimentos rígidos,
rearrumar as peças para obter outro subconjunto mensurável B de R^2
então área(A) = área(B).

Será que vocês têm em mente a quadratura do círculo? Dividir um disco em
um número finito de pedaços que podem ser rearrumados para formar um quadrado?

[]s, N.