Re: RE: [obm-l] ALgLin

>Rigorosamente
>falando, ninguem sabe completamente qualquer tema matematico pois, por sua
>propria natureza,
>um tema matematico e intrinsecamente algo em aberto que direta ou
>indiretamente remete a
>questoes ou extensoes conceituais que comportam perguntas que ainda nao
>sabemos responder.

  Isso que vc citou é o famoso teorema da incompletude de
Gödel que afirma que existem proposições e problemas
indecidíveis na matemática (que não podem ser
provadas nem negadas).
     Exemplo de uma tal proposição:

Teorema X: O teorema X não pode ser demonstrado.
Questão: Demonstre o teorema X.

  A questão acima é indecidível. A metamatemática lida
com questões do tipo acima. Um outro teorema de Gödel
afirma que não é possível provar que um conjunto de
axiomas seja absolutamente consistente, ou seja,
que pela aplicação sistemática deles não cheguemos
a falsidade de uma proposição por um caminho e a
veracidade da mesma por outro.

   Sabemos que a matemática é consistente por experiência.
 Embora não possamos provar nunca isso!

   Finalizando eu tenho certeza de que o que foi dito
por você é verdadeiro.  Não há como dominar algo se não
for pelo uso contínuo.

[]s
  Ronaldo L. Alonso

> [...]
>exaustivamente quanto possivel. Eu, francamente, nao acho possivel se
>conseguir esta "boa
>compreensao" atraves de apendices, como o que aparece no livro de Calculo
do
>Apostol ( que
>voce usa ai no instituto Militar - IME ). Vale a pena fazer um estudo
>separado e meticuloso.
>Dois bons livros sao :
>
>Algebra Linear, Kunze/Hoffmann, LTC
>Algebra Linear, Elon Lages Lima, Colecao Matematica Universitaria, IMPA
>
>Existem tambem material de Algebra Exterior DISPONIVEL e LEGAL na internet.

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/