Re: [obm-l] AlgeLin

>Quais os pontos mais importantes que precisam ser ressaltados
>em cada topico da Algebra Linear (combinacao linear, bases, espacos
gerados,
>dependencia linear entre outros) na opiniao dos senhores?

  Prezado Leonardo:
      Eu ressaltaria a  apliação da álgebra
linear em física e computação.  Conceitos
como combinação linear, bases, espaços gerados são
fundamentos e devem ser bem extremamente bem
compreendidos pelo aluno para ele ter
condições de prosseguir e aplicar as coisas.
                        A parte mais envolvente e
importante da álgebra linear, todavia,
 ocorre quando esses conceitos
entram em ação (por exemplo para resolução de problemas que
envolvem achar autovalores de transformações lineares,
diagonalização de matrizes, etc) tudo isso tem um significado
físico preciso que poderia ser mostrado ao aluno.

    Qual a aplicação disso?  Vou citar duas:

  1) Em mecânica hamiltoniana (que é meramente uma
reformulação das leis de Newton com um "linguajar bonito
de salão"(*) ) as partículas são descritas por
sistemas de equações diferenciais em que uma matriz está
envolvida.  Para descrever a evolução do sistema, alguém
precisa achar o propagador, que é uma matriz obtida
quando se resolve o problema de autovalor para o hamiltoniano.

 2) Em processamento de imagens há uma transformação chamada
transformação de componentes principais (PCA, que também
é chamada de transformação de Karhunen-Loève pelo pessoal
da elétrica) que decorrelaciona os componentes principais
da imagem.  Neste caso, a imagem é formada de pixels
(cada pixel é um vetor com 3 componentes RGB)
e como um todo, tem uma média e uma matriz de covariância
3x3 global.  Os autovetores dessa matriz são os componentes
principais da imagem, isto é que melhor descrevem
estatísticamente a imagem.  Essa
técnica é usada para compressão, pois poderíamos escolher
as 2 componentes com maior variância e formar outra imagem
a partir dele que ocuparia menos espaço em disco, por
exemplo.

Tem mais coisas... mas acho que esses dois exemplos
já mostram a tremenda importância da álgebra linear, que
a propósito surgiu da teoria de equações diferenciais.

[]s
  Ronaldo L. Alonso

(*) Linguajar de salão: Palavras do cientista Francisco
Castilho Alcaraz do dep. de física de S. Carlos.

>Um abraço,
>Leonardo

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/