[obm-l] Combinatoria Classica

Olá pessoal, eu estava analisando um caso desses de combinatória de “caminhos, do tipo: considerando-se umaMatriz” 4x4, pede-se o numero de probabilidades de chegar do A(41) ao A(14). Nesse caso a resposta da 20. Me interessei em saber disso quando dando uma olhada no arquivo da lista encontrei este problema:

http://www.mat.puc-rio.br/~nicolau/olimp/obm-l.200312/msg00137.html

Como mostra a mensagem, existe um conceito de triangulo de pascal aí no problema, onde o numero de caminhos para se chegar numa determinada casa é dado pela soma da quantidade de caminhos das casas à esquerda e abaixo delas. Gostaria de saber como poder provar isso generalizando pra uma casa qualquer da “matriz”.

Já agradeço a atenção. []’s, Douglas