Re: [obm-l] APOSTOL - problemas em trans. linear e matrizes

>Fala pessoALL,
>
>Alguém ai pode me ajudar nessa ?? Já tentei de tudo
>qto é jeito..mas a coisa não anda..
>
>Let V = {0,1}. Describe all functions T: V -> V. There
>are four altogether. Label them as T1, T2, T3, T4 and
>make a multiplication table showing the composition of
>each pair. indicate which functions are one-to-one on
>V and give their inverses.

    Bem, pelo que eu entendi V é o espaço constituído
somente de dois pontos 0 e 1.  Se V fosse algo contínuo a
notação seria diferente.  Seria algo do tipo V = [0,1]
ou V = (0,1).  Logo, é mais ou menos claro que só existem
4 tipos de transformações de V em V, pois só existem
as 4 combinações abaixo possíveis:

      T1: V --> V   T(0) = 0  T(1) = 0
      T2: V --> V   T(0) = 0  T(1) = 1
      T3: V --> V   T(0) = 1  T(1) = 0
      T4: V --> V   T(0) = 1  T(1) = 1

    Neste caso as funções T2 e T3 são transformações
biunívocas (1-para-1), pois levam V em V.  Questão
interessante: qual deve ser a topologia
que devo definir em V para que T2 e T3 sejam homeomorfismos?
   Essas transformações não formam um grupo através da
composição, pois T1 e T4 não tem inversa (as transformações
inversas não são funções). Mas esse conjunto sob a composição
possui um grupo {G={T2,T3}, o} onde "o" é a operação
composição.
   O elemento neutro desse grupo é T2 (transformação identidade) e e o
elemento inverso de T2 é T3.
   Se definirmos uma topologia no conjunto
então temos um "grupo  topológico", olha que legal!!!!!
  A tábua de composição é dada abaixo.

    o  |   T1  T2  T3   T4
---------------------------
    T1 |   T1  T1  T1   T1
    T2 |   T1  T2  T3   T4
    T3 |   T1  T3  T2   T4
    T4 |   T1  T4  T4   T4

Grande Abraço.
  Ronaldo L. Alonso

>Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
>http://br.yahoo.com/info/mail.html

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/