[obm-l] Re: [obm-l] dúvidas

On Tue, Feb 24, 2004 at 02:37:44AM -0300, Tarcio Santiago wrote:
> 1) Quantos elementos tem o conjunto dos bisavós dos meus bisavós (bisavós são
> os pais de seus avós): A)     16 B)      32 C)      64 D)      81

O único comentário que eu tenho a fazer é que a resposta "óbvia" (64)
já tem boa probabilidade de estar errada com 6 gerações. Afinal,
ninguém consideraria incesto casar e ter filhos com alguém que tem
o mesmo avô-do-bisavô. Aliás, em geral nós não temos a menor idéia
de quem são as pessoas que tem algum avô-do-bisavô em comum conosco.

Eu marcaria 64, mas pode ser qualquer número menor do que isso e maior
do que um mínimo razoável e difícil de precisar; o mínimo absoluto é 2.

Note que ao aumentarmos o número de gerações (quantos elementos tem
o conjunto dos bisavós dos bisavós dos bisavós dos bisavós ...
dos meus bisavós?) chega um ponto em que a resposta 2^n fica claramente
errada pois fica maior do que o número de seres humanos que viveram
no período relevante da história.

[]s, N.