Re: [Re]:Re: [obm-l] Forma canonica...

Artur, agora entendi o que vc quis dizer com o conjunto R^2. Na verdade,
esse nao eh um conjunto onde todos os elementos do dominio estariam elevados
ao quadrado como eu havia pensado, mas sim um conjunto formado pelos pares x
e z, onde x e z representam as variaveis da funcao. Mas, nesse caso, como
ficaria o grafico da funcao? seria uma parabola em um plano tridimensional?

> De fato, precisamos ter x+z =8. Hah sem duvida uma
> infinidade de reais x e z que satiafazem a esta
> igualdade. A cada par (x,z), temos associado um
> produto x.z, que o seu livro chamou de y.
> Tecnicamente, temos uma funcao de R^2 em R dada por
> f(x,z) = y = xz. Queremos calcular seu minimo quando x
> e z satifazem aa particularidade de que x+z = 8, isto
> eh, queremos calcular o minimo de f quando a mesma
> esta restrita ao subconjunto de R^2 dado por {(x,z) :
> x+z =8}, o qual eh uma reta em R^2. Neste caso, fica
> bem facil transformar este problema bidimensional em
> [...]

Kramba, pode me dar uma maozinha nesse problema. Acho que sua resolucao eh
simples, mas por causa da nuvem negra que esta saindo de minha cabeca nao
estou conseguindo enxerga-la... :)

Obrigado por tudo...
                   Abraco...
                                     ...Rick...