Re: Res: [obm-l] Tradução de conceitos de álgebra

> Oi pessoal.
>
> Alguém sabe como se traduzem as expressões "spliting field" e "a
polynomial
> splits over a field" para a nossa Língua Portuguesa?

   Engraçado.
  Eu tenho essas mesmas dúvidas pois a maioria dos livros
que leio sobre grupos é em inglês.  Baseado nos conceitos
que consegui abstrair dos livros eu costumo traduzir essas
expressões como "campo/corpo divisor"  (spliting field).
  "Polinomial splits over a field" como "polinômio divide
sobre o campo/corpo", ou polinômio possui divisor no campo
/corpo.
    Não sei se essas traduções estão certas
(provavelmente não).  Mas entendo que esses conceitos
estão relacionados ao fato do polinômio ter raízes sobre
o campo/corpo em questão.  Exemplo Q(sqrt(2)) é o corpo
constituído de números da forma p+q*sqrt(2)  com p e q
racionais e o polinômio  P(x) = x^2 - 2  possui divisor
no corpo Q(sqrt(2)).
   Outras pessoas talvez possam esclarecer melhor isso.
Na realidade o que os matemáticos propuseram baseados
no trabalho de Galois, foi justamente o que hoje chamamos
de extensão de corpos.   Por exemplo, os números da
forma p+q*sqrt(2) é uma extensão do corpo dos racionais
em que o número sqrt(2) é acrescentado.  Esse corpo tem
dimensão 2 quando considerado como espaço vetorial sobre
os racionais. Um outro exemplo: R(i) = p+q*i com p e q reais
é um extensão de corpo dos reais, que tem dimensão 2 se
considerada como espaço vetorial sobre os reais.
   Em livros de grupos se vê muito o símbolo [Q(sqrt(2):Q]
que quer dizer dimensão de Q(sqrt(2)) sobre Q.
   Espero não ter dito nenhuma bobagem...

[]s
   Ronaldo L. Alonso.

> Obrigado a quem responder!
> E um abraço também.
> Duda.

> .

> IncrediMail - O mundo do correio eletrônico finalmente desenvolveu-se -
Clique aqui

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/