Re: [obm-l] Forma canonica...

> Antes de mais nada, gostaria de perguntar ao prof.
> Nicolau (ou a qualquer
> outro membro que possa responder), se questoes de
> fisica (geralmente a parte
> mais matematica) sao bem vindas na lista.
Acho que nao ha qualquer problema em enviar problemas
de fisica, outros jah enviaram.

> Realmente, existem uma infinidade de numeros x e z
> que a satisfazem. Porem,
> minha duvida era outra. Desta maneira temos dois
> termos (x e z), mas seria
> possivel obter um produto maior utilizando mais
> termos cuja soma totalize em
> 8. Por exemplo, temos os numeros reais -6, -2, +16.
> A soma deles eh 8. Ja o
> produto eh 192 (imensamente maior que o 16, valor
> atribuido como produto
> maximo). Portanto, ja vemos que existem outros
> produtos superiores quando
> usamos mais termos, por isso questionei o uso do
> [...]
Veja que o problema foi formulado em termos de 2
numeros reais. O objetivo era encontrar 2 numeros
reais, nao necessariamente distintos, que somassem 8 e
cujo produto fosse o maior possivel. Por isso foram
considerados apenas as variaveis x e z.

> por
> quando x
> isto
> {(x,z) :
> Hum... nao entendi muito bem o conjunto R^2. O que
> isso quer dizer, que os
> valores do dominio dessa funcao estarao todos
> elevados ao quadrado?
Nao, nao eh isto. R^2 eh o conjunto dos pares (x,y),
onde x e y pertencem aos reais. Nao vou me estender
mais, quando voce tiver estudado um pouco mais de
matematica vai entender isso facilmente.

> problema bidimensional em
> que
> como
> global.
> Meus conhecimentos matematicos ainda desconhecem a
> existencia de outros
> "maximos", alem daquele que eh representado pela
> ordenada do vertice da
> parabola. ..Rs..
OK, daqui hah pouco voce chega lah.

> [...]
> Ainda nao, o unico contato que tive com derivadas
> foi em um livro de fisica.
> Para explicar a velocidade instantanea, ele utilizou
> o conceito de limite e
> em seguida abordou a expressao an.t^(n-1), isto em
> uma funcao do tipo
> f(t)=a.t^n, onde a variavel era o tempo. Fora a
> explicacao superficial, e o
> entendimento que tenho sobre limite, eu nao tenho a
> minima ideia do que
> seja. Uma duvida: esse eh um assunto geralmete
> estudado na universidade ou
> no ensino medio? Aqui na Bahia,  nao cheguei a

Ok, com o tempo vc vai estudar isto
Artur