[obm-l] CABRA DA PESTE!

Oi, Pessoal! Meu conterrâneo chegou mesmo dando gás. Seja bem vindo! Adenilson!

Caro Nicolau, fiquei tão empolgado com meu novo apelido que esqueci de comentar
o suposto paradoxo de Bertrand. Vale salientar que sua elucidação detalhada se
encontra na RPM-34, cuja seção é de autoria do Prof. Eduardo Wagner. Agora,
quanto ao problema dos dois dados à que me referi, trata-se das diferentes
apostas no total 10 e total 7 após uma espiada se deu 5 no primeiro dado. Mas,
gostei muito do seu problema enviado, pois não tinha mesmo entendido seu
complicado enunciado, aliás é mesmo um dos mais difíceis da Análise
Combinatória. Gostaria de discutir com algum interessado mais um belo problema:

Sabe-se que cada uma dentre as pessoas A, B e C diz a verdade em qualquer
situação, com probabilidade 1/3. Suponha que A faça uma afirmação e que C diz
que B diz que A falou a verdade. Qual a probabilidade de que A realmente tenha
falado a verdade?                        (RPM/IME/USP)

Um abraço à todos!

WebMail UNIFOR - http://www.unifor.br