RE: [obm-l] Duvida - Minimo de funcao

Ola "Joao e Artur" e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

O valor minimo e f(3,2)=1, tal como o Artur descobriu.

Tracando num mesmo plano o grafico de y = (4 - v^2)^(1/2) e de y = (4/3)*[
(9 - u^2)^(1/2) ]
vemos claramente que teremos uma uma semi-elipse envolvendo uma
semi-circunferencia. Tomando um ponto na semi-elipse e variando um outro
ponto na semi-circunferencia claramente que o
segmento que liga este dois pontos sera minimo quando a reta suporte dele
passar pelo centro da
circunferencia, pois a potencia do ponto e invariante.

Resta descobrir o ponto da elipse onde este segmento e menor. E claro que e
em u=3 e v=2 (ou
em u=-3 e v=-2) pois a elipse envolve a circunferencia e largura da coroa
vai aumentando na
medida que tornamos a reta que passa pelo centro da circunferencia vertical.

Fica aqui uma licao maior : quando um problema parecer dificil, tente
leva-lo para um outro dominio,
onde seja possivel usar uma outra linguagem. Neste caso, no dominio da
geometria o problema ficou facil.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
2,1241,170204