Re: [obm-l] Mais problemas Sobre Grupos

Ola Claudio e demais colegas
desta lista ...  OBM-L,

Por favor, me desculpe pela demora. E peco tambem desculpas a outros, como o
Duda. Se nao
estou respondendo e por absoluta falta de tempo. Vou tentar esclarecer,
mesmo sendo breve.

Se G e um grupo e "a" e "b" estao em G entao <a,b>=a*b*(a^(-1))*(b^(-1)) e
chamado o
comutador de "a" e "b". E facil ver que :

1) <a,b>=1 <=> ab=ba
2) <a,b>^(-1) = <b,a>
3) f(<a,b>)=<f(a),f(b)>, f homomorfismo

Se D(G)={<a,b> / a, b em G } entao D(G) e um grupo. Claramente :

4) G e abeliano <=> D(G)={e}

Agora, respondendo :

1) NAO. Para ver isso  claramente, considere o grupo simetrico S(E) onde
E={1,...,8,a,...,h} e seja A 0 subgrupo gerado pelas permutacoes (1 3)(2 4),
(5 7)(6 8), (a b)(8 c), (e g)(f h), (1 3)(5 7)(a c), (1 2)(3 4)(e h),
(5 6)(7 8)(e f)(g h), (a b)(c d).

O elemento (a c)(b d)(e g)(f h) esta em D(A) e nao e um comutador

2) Eles sao usados em grupos soluveis ( no sentido de Galois ). Mas talvez
a propriedade mais notavel e que eles sao um subgrupo completamente
invariante, vale dizer, f(D(G)) esta contido em D(G) para todo
endomorfismo f de G.

ACRESCIMO :

Existe uma outra forma de olhar os comutadores, a meu ver mais sintetica
e elegante. Ela parte da ideia de subgrupo gerado por um conjunto, isto e,
A esta em G entao :

A'={a1*A2*...*An, onde Ai esta em A ou (Ai)^-1 esta em A }

Mas isso e outra historia. Finalmente, gostaria de dizer que a sua
solucao ficou um pouco longa ( ou talvez um pouco trabalhosa )
porque voce so usou conceitos basicos, isto e, demonstrou ou construi
tudo. Veja os teoremas com mais calma e voce vai descobrir que, conforme
eu falei, o problema e simples e pode ser feito em uma linha.

Em marco eu vou estar mais calmo e tranquilo e vou tentar escrever
um pouco sobre algebra.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
6,2013,120204

EM TEMPO : A mensagem abaixo e uma demonstracao de que a nossa lista e
assistida por
estudantes de outros paises, alem da America do Sul. Isso e uma prova de
nossa utilidade
e da validade de nosso esforco. Eu nao estou podendo atender esta moca ou
Senhora.
Se alguem puder ajudar, eu agradeco.