Re: [obm-l] Problema

on 11.02.04 10:46, Artur Costa Steiner at artur@opendf.com.br wrote:

> O problema fica mais interessante se exigirmos que a soma seja 2004 e a
> funcao a maximizar for 3m + n
> Artur

Ou seja, maximizar 3m + n
sujeito a:
2m + n = 2004;
m, n: inteiros nao-negativos (eu tinha assumido indevidamente que m e n eram
positivos, mas concordo com voce que eles podem ser iguais a zero)

3m + n = 3m + (2004 - 2m) = 2004 + m ==>
maximo e igual a 3006 quando m = 1002 e n = 0

***

Mais interessante ainda eh o caso em que os m inteiros positivos pares e os
n impares sao distintos dois a dois, pois nesse caso temos uma restricao
quadratica.

Um abraco,
Claudio.