Re: [obm-l] Juros simples: isto existe?

Eu conheço um exemplo onde é cobrado juro simples. O cheque especial é a juro simples. Suponha que a taxa seja seja cobrada t % ao mês, a maioria das pessoas usa o limite do cheque especial nao pelo mes todo, apenas por uma fraçao dele, assim para o banco é mais lucrativo cobrar juro simples pois se vc vai pagar juro com uma fração menor que a unidade de tempo, no caso 1 mês temos JSimples>JComposto.

"Nicolau C. Saldanha" <nicolau@mat.puc-rio.br> wrote:
On Sun, Feb 08, 2004 at 04:29:47PM -0300, Tarcio Santiago wrote:
> Prezados amigos : estou com umas dúvidas que estão abaixo:
> 1) Qual é o capital que diminuído dos seus juros simples de 18 meses ,à taxa
> de 6% ao ano, reduz-se a R$ 8.763,00?
> 2) Qual a taxa necessária para que um capital, colocado a juros simples,
> decuplique de valor em 7 anos?

A dúvida que eu tenho é de outra natureza.

Quando na vida você já viu alguma coisa funcionar com juros simples?
Seja um investimento, um empréstimo, uma dívida, em qualquer situação
os juros são compostos, é a única coisa que faz sentido. O único
lugar onde o conceito de juros simples aparece é em questões como estas?
Ou será que alguém pode me dar um único contraexemplo? Se não houver
contraexemplo, para que ensinar um conceito tão inútil e artificial?
A meu ver é pior do que não ensinar nada. Se o aluno nunca viu juros
ele sabe que não sabe, se ele viu estas explicações ou fórmulas sobre
juros simples ele fica com a sensação equivocada de que entende como
calcular juros.

[]s, N.

Yahoo! GeoCities: 15MB de espaço grátis para criar seu web site!