Re: [obm-l] Triângulos em Grafos

> Oi, pessoal:
>
> Aqui vai um probleminha que, se não me engano, foi inventado pelo
>Erdos:
>
> Seja n um inteiro >= 2. Um grafo simples (sem "loops" e com no máximo
>uma aresta ligando dois vértices quaisquer) tem 2n vértices e n^2+1
arestas.
> b) Prove que o grafo contém no mínimo n triângulos.

   Para provar que o grafo contém 1 triângulo, o procedimento
não é tão complexo: temos que calcular a probabilidade
de um grafo com p vértices e q arestas possuir um
triângulo (isso é um teorema de Pál Erdös que não
lembro de cabeça) e provar que para p=2n e q=n^2+1
essa probabilidade é 1.
Estou meio apressado agora... para quem gosta do
assunto há uma tese interessante em:

 http://tumb1.biblio.tu-muenchen.de/publ/diss/in/2003/schickinger.pdf

[]s  Ronaldo L. Alonso

Voce quer um iGMail protegido contra vírus e spams?
Clique aqui: http://www.igmailseguro.ig.com.br
Ofertas imperdíveis! Link: http://www.americanas.com.br/ig/