Sent: Thursday, January 29, 2004 9:37 PM
Subject: Re: [obm-l] Conjectura Borsuk

No livro Proofs from The Book aparece a demonstração de que a conjectura de Borsuk é falsa e a dimensão é 560... (o record colocado no livro é d=298, obtido em 2002)
O interessante é que esse problema foi resolvido como um problema de combinatória.

Os caras que refutaram a conjectura são Jeff Kahn e Gil Kalai, e isso foi em 1993.

Sugiro que vc dê uma olhada no proofs from the book, é um excelente livro!

ah, o título do paper é:
"A counterexample to Borsuk's conjecture", Bulletin Amer. Math Soc.

[ ]'s

Alguem ai sabe qual o titulo/autor do paper de 2000 no qual foi provado que é falsa  a conjectura de Borsuk para altas dimensoes.  a conjectura é tipo o seguinte: no plano (d=2) tome um circulo (tanto faz a figura) de diametro 1, entao é possivel dividi-lo em 3 (d+1) figuras com diametro menores que 1.

o pior é que parece que o contra exemplo é pra algo do tipo d=9000

valeu, abraço.

Yahoo! GeoCities: a maneira mais fácil de criar seu web site grátis!