[obm-l] Re: [obm-l] Re: [obm-l] Qual O período de uma função?

> Acho que a única coisa que falta é exibir uma f satisfazendo esta
> condição e para a qual 4a seja período fundamental.
> O que não é muito difícil: tome b um número real e defina
>
> f(x) = b para todo x no intervalo [0,a),
>      = (1+b)/(1-b) para x no intervalo [a,2a),
>
> e assim por diante. Para quase todo b o período fundamental
> será 4a. Ou, se você estiver interessado em uma função mais bonitinha,
> tome f(x) = tan((4*x)/(a*pi)). A fórmula para f segue da fórmula
> para tan(u+v).

Não entendi, esta justificativa. Posso estar errado, mas o simples fato de
exibir uma função cujo período fundamental seja 4a realmente garante que
toda função que satisfaz  f(x+a)=[1+f(x)]/[1-f(x)] possui período
fundamental 4a???

Na verdade a minha dúvida (e provavelmente a do Márcio) é se é possível
garantir que 4a é o período mínimo de todas as funções que satisfazem a
equação funcional anterior ou se no máximo podemos afirmar que 4a é um
período (comum a todas)? Além do mais, podemos afirmar que todas as funções
que satisfazem f(x+a)=[1+f(x)]/[1-f(x)] possuem o mesmo período
fundamental??? Lembremos que a manipulação algébrica somente garante que 4a
é UM período...

Ainda pensando no assunto,
Marcelo Rufino de Oliveira