[obm-l] RE: [obm-l] O que é isso?

Oi Pedro, Isto eh uma definicao. Conforme a formula explicita,o harmonico global de n numeros reais positivos eh o numero cujo inverso eh

a  soma dos inversos dos n numeros dados. Nao hah como demonstrar isto, pois eh uma definicao. Um outro conceito correlato eh a media harmonica  destes numeros, definida como o inverso da media aritmetica dos inversos.  Se Mh e esta media, entao  Mh = n*h. Existe um famoso resultado que diz que, se Mg e Ma sao as medias geometrica e aritmetica  de n numeros positivos, entao Mh <= Mg <= Ma, ocorrendo igualdade em cada uma destas desigualdades se, e somente se, os numeros forem todos iguais.

Certamente ha literature em Portugues sobre isto, mas eu no momento nao sei qual eh.

Artur