Re: [obm-l] problemas

On Mon, Jan 26, 2004 at 12:14:16PM -0200, amurpe wrote:
> Pessoal gostaria de uma ajuda na resolucao desses
> problemas.

Achei alguns destes problemas bem estranhos...

> 1) Digamos que a probabilidade de um tresloucado
> motorista faca uma roleta paulista em uma determinada
> esquina seja de 0,001.em um ano , qual a probabilidade de
> que hajam duas roletas paulistas nesta esquina?
> resposta: e^(-0,133/0,365)( Desculpe a ignorancia :achei
> estranha a resposta, porque e elevado a....?)

Eu não entendi nada, acho que este enunciado está incompleto.
Duas roletas nesta esquina em que intervalo de tempo?
Aliás, o que é uma roleta paulista?

> 2)Em um edificio de 10 andares, considere que a
> probabilidade de que o elevador pare em um determinado
> andar seja igual para todos os andares.Qual a
> probabilidade de que o elevador saindo do nono andar pare
> duas vezes antes de chegar ao primeiro andar?
>
> resposta:189/1000.

Mas se o elevador *sempre* parar em todos os andares,
a condição de que a probabilidade seja a mesma para todos
os andares está satisfeita (é 1) mas a probabilidade de que
ele pare exatamente duas vezes é 0, e a probabilidade de que
ele para pelo menos duas vezes é 1. A resposta certa precisa
depender da probabilidade de que o elevador pare em cada andar.

Sobre os outros eu falo depois, preciso ir.

[]s, N.