RE: [obm-l] Primos

Ola Pessoal,

Concordo contigo. Considere a variante :

Suponha que o numero de numeros primos e finito e seja p1, p2, ..., pn uma
enumeracao deles.
Seja M = p1*p2*...*pn. O numero M+1 e composto, pois e maior que qualquer
dos primos que existem. Assim, existe pi que divide M+1. Mas pi tambem
divide M : Logo, deve dividir M+1-M=1
... absurdo !

Fazendo variacoes assim sobre uma ideia basica e possivel, com
tranquilidade, encontrar um montao
de demonstracoes. Por exemplo. Vou indicar agora um caminho pra voce
descobrir uma nova
demonstracao da infinidade dos primos baseado na ideia do Goldback :

A ideia basica do Goldback e a seguinte : se eu exibir uma sequencia
infinita de numeros naturais
dois a dois distintos entao terei provado que ha infinitos numeros primos.
Entao ele usa a propriedade
dos numeros de fermat :

(Fn) - 2 = (Fn-1)*(Fn-2)*...*(F1)*(F0),

E mostra que supor fator primo comum entre Fm e Fn ( supondo M < n ) implica
que este fator divide Fn e Fn-2 logo divide 2, logo p=2 ... ABSURDO, pois os
numeros de Fermat sao impares.

Assim, se eu exibir uma sequencia da forma :

An - B =(An-1)*(An-2)*...*(A0) e provar que qualquer Ai nao tem fator de B
eu terei demonstrado
que ha infinitos primos, pois :

Suponha que An e Am tem um fator comum p. Sem perda de generalidade podemos
supor que
m < n. Entao p divide Am e An. Como Am divide An - B seque que p divide An e
An-B, isto e,
p deve dividir An - ( An  -  B) = B, isto e, B e multiplo de p ... Absurdo !

Bom, agora nos deslocamos o problema, certo ? O que nod interessa agora e
descobrir uma sequencia com a propriedade que citei. EU AFIRMO QUE EXISTEM
INFINITAS SEQUENCIAS COM ESTA PROPRIEDADE !!!!! Portanto, se voce descobrir
uma delas tera encontrado uma nova maneira de demonstrar que ha infinitos
numeros primos !!!!!

Em verdade, eu considero provas diferentes aquelas que partem de
pressupostos diferentes. Assim, a que eu criei e muitas outras sao apenas
variantes da de Euclides, mero exercicio.

Um Abraco
Paulo Santa Rita
5,1207,220104