[obm-l] Dilema dos prisioneiros-Probabilidade

Um colega me deu esse problema para mim e eu nao soube
responder.

-Tres prisioneiros X,Y,Z sao informados por seu
carcereiro que um deles foi escolhido aleatoriamente
para ser eliminado e os outros 2 liberados.O
prisioneiro X pede ao carcereiro para que diga
confidencialmente para ele qual dos 2 prisioneiros(Y
ou Z) foi escolhido para ser liberado, dizendo ao
carcereiro que não ha problema nisso, pois ele já sabe
que um dos 2(Y ou Z) sera liberado.O carcereiro
recusa-se a dizer, argumentando que se ele(o
prisioneiro X) souber se Y ou Z foi liberado, entao a
sua probabilidade de ser eliminado aumentaria de 1/3
para 1/2.O que voce acha do raciocinio do carcereiro??

Yahoo! GeoCities: a maneira mais fácil de criar seu web site grátis!
http://br.geocities.yahoo.com/