Re: [obm-l] HawKing tambem percebeu ...

Ola Prof Nicolau e demais
colegas desta lista ... OBM-l,

Nao, o texto nao e meu. Eu o encontrei na Internet. Destaquei porque o
Hawking sempre foi um cara que acreditou numa teoria global, nos moldes do
SONHO DE EINSTEIN e a teoria M ( strings ), capitaneada sobretudo por
Fisicos de Harvard, e a tentativa mais forte, atualmente, de se chegar a
esta tao sonhadada unificacao. Agora parece que a turma da Teoria M perdeu o
apoio do Hawking.

Claramente que ninguem e pitonisa pra prever o futuro, e pode ser que o
Green e seus colegas das strings estejam certos e tenham sucesso, mas eu
avalio que uma tentativa como essa e, em verdade, um retrocesso e
indubitavelmente ignora muitos fatos ( Como o Teorrema de Godel, o
experimento de Aspect ) ja bem consolidados que sinalizam em outras direcoes

Olhando a historia da Ciencia e da Matematica em particular, parece certo
dizer que cada epoca tem suas ideias e suas conquistas ... Um exemplo
evidente disso foi com o advento do calculo diferencial. Este calculo nao
foi fruto do diletantismo de alguns. Ele era absolutamente necessario nao so
para que a Matematica resolvesse muitos problemas propostos e insinuados,
mas tambem fundamental para o progresso da Fisica e, por tabela, da
Tecnologia e da Industria. Dele adveio as EDO, EDP, Geometria Diferencial,
Calculo das Variacoes e, portanto, ele foi o modelador e substrato do
progresso que nos presenciamos.

Isso vale hoje, tambem ... Olhando o mundo a nossa volta, com os seus
problemas e, portanto, com nossos desafios, podemos sentir que certas linhas
de pensamento nao se coadunam adeguadamente com eles. Claramente que isso e
altamente subjetivo e cada inteligencia tem uma forma particular de ver as
coisa. Todavia, quando pessoas capazes e diferentes vao chegando a
conclusoes parecidas, mesmo que so insinuadas, e prudente supor que a algo
serio ai ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita
6,0959,160104