[obm-l] Dados viciados

Srs ,

Solicito ajuda no problema  a seguir :

Um Dado de seis faces numeradas de 1 a 6 é viciado de modo que , quando
lançado, a probabilidade de ocorrer face par é 300 % maior que a
probabilidade de ocorrer ímpar . Em dois lançamentos desse dado a
probabilidade de que ocorram exatamente uma face par e outra ímpar ( não
necessariamente nesta ordem ) é igual a :

Tentei colocar p(ímpar) como p e p(par) como 4p, ficando assim 1/5 e 4/5 o
que vai gerar 0.2 e 0.8 , dividindo eu acho 0.25, mas não deu certo pois a
resposta correta é 0,3750, tentei de outras formas e tb não consegui este
resultado.

Agradeço a ajuda.

Marcos Braga