Re: [obm-l] Enrolado com cardinalidades

On Sat, Jan 10, 2004 at 12:51:46PM -0200, André Martin Timpanaro wrote:
> Estou com uma dúvida quanto a prova da afirmação abaixo:
>
> -Dado um conjunto C, a cardinalidade do conjunto P de todos os subconjuntos
> de C é sempre maior que a cardinalidade de C.
>
> PROVA: Se C é um conjunto finito de cardinalidade n, então P tem
> cardinalidade 2^n. E 2^n>n para todo n>=0.
>
> Suponha agora que C seja infinito, C tem a mesma cardinalidade que o
> subconjunto de P que contém todos os subconjuntos unitários de C e portanto
> a cardinalidade de C é menor ou igual a cardinalidade de P.
>
> Suponha por absurdo que exista uma bijeção entre C e P. Seja M um conjunto
> [...]

Como está tudo certo, apenas você está confuso, eu sugeriria reescrever
com um pouco mais de notação matemática.

Seja f: C -> P seja uma função. Seja

R = { c em C | c não pertence a f(c) }

Assim, para x em C,

x em R <=> x não em f(x).

Suponha R = f(r): teríamos

r em R <=> r não em R

o que é um absurdo. Assim R não está na imagem de f
e portanto não existe nenhuma bijeção de C em P.

[]s, N.