RE: [obm-l] Enrolado com cardinalidades

Ola Andre e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

O Teorema a que voce se refere e realmente devido a Cantor, mas me parece
que voce esta fazendo alguma confusa com numeros cardinais. Em uma mensagem
minha anterior, recente, acerca do Lema de Zorn, eu cito uma referencia onde
estas coisas basicas estao bem esclarecidas. Da uma olhada que suas duvidas
serao sanadas.

No que se refere diretamente ao problema que voce cita, observe o seguinte :

Se A e B sao dois conjuntos, nos escrevemos card(A) =< card(B) - dizemos que
a cardinalidade do conjunto A e menor ou igual a cardinalidade do conjunto B
- para indicar que EXISTE UMA INJECAO entre A e B, isto e, existe f:A -> B
tal que f e funcao injetiva.

Claramente que se P(A) e o conjunto das partes de A entao a funcao f:A ->
P(A), definidade por
f(x) = {x}, e uma injecao de A em P(A) e, portanto, card(A) =< card(P(A)).
Resta saber se pode existir uma BIJECAO de A em P(A), o que nos permitiria
escrever card(A)=card(P(A)). Para provar que isto nao pode ocorrer, podemos
provar que

Nao existe uma bijecao de A em P(A).

Para ver isso, seja g:A->P(A) uma funcao qualquer. Definimos o conjunto
B={x em A / x nao esta em g(x) }. Este conjunto pode ser vazio ( seria o
caso se adotassemos a funcao f que descrevemos acima ), mas, independe
disso, e um subconjunto de A e, portanto, estara em P(A). Vamos mostrar
agora que nenhum x em A e tal que g(x)=B.

Se fosse g(x)=B para algum x em A entao :

x esta em B <=> x nao esta em g(x). Como supomos g(x)=B segue que:
x esta em B <=> x nao esta em B   ...  ABSURDO !

Isto estabelece que QUALQUER QUE SEJA a funcao g: A -> P(A) ela nao pode ser
sobrejetiva, isto e, sempre sera possivel exibir um subconjunto B de A - que
portanto esta em P(A) - que nao e imagem de nenhum elemento x de A. Se
nenhuma funcao pode ser sobretiva, nao pode, evidentemente, existir um a
bijecao de A em P(A). Logo, apenas e sempre :

card(A) < card(P(A)).

para qualquer conjunto A, finito ou nao.

Essa demonstracao e devida a Cantor. Vale a pena ler a memoria original de
Cantor, que inclusive tem traducao para o Portugues.

Note que o argumento de Cantor e sutil e sofreu muitas criticas na epoca em
que foi apresentado pela primeira vez. Sobre a obra de Cantor ( muito
criticada por Poincare ), David Hilbert disse : "Ninguem nos tirara do
paraiso que Cantor criou para nos".

Um Abraco
Paulo Santa Rita
10,0104

Em Tempo : Deve ter sido voce que perguntou sobre a prova da comutatividade
da adicao baseada nos axiomas de Peano. Se foi, aqui vai minhas observacoes
:

1) Nos livros que voce cita - Elon, Jacy Monteiro, etc - realmente os
autores sempre provam apenas a associativida e deixam como exercicio a prova
das demais propriedades. Bom, talvez porque um autor influencia o outro e
como ha muitas coisas pra escrever o cara nao vai perder muito tempo com
essas bobeiras.

2) Uma prova rigorosa que me ocorre agora, pode ser assim :

TEOREMA : M+P=P+N, para quaisquer M,P naturais.

Seja S : N -> N a funcao sucessor. Considere o conjunto :
X={ p em N / M + p = p + M, para qualquer M }
Claramente que 1 pertence a X pois :

M+1 = S(M)              por definicao
S(M) = (S^M)(1)       evidente
(S^M)(1) = 1 + M     por definicao

Supondo que p pertence a X, isto e : M+p=p+M, teremos :
M+S(p) =S(M+p)              por definicao
S(M+p)=S(p+M)               pois supomos p pertence a X
S(p+M)=(S^(p+M)(1))      evidente
(S^(p+M)(1))=1 + p + M  por definicao
1+p+M = p+1+M              pois 1 pertence a X
p+1+M = s(p)+M             por definicao

Assim : p pertence a X => S(p) pertence a X
Logo X=N. Assim, fica estabelecido que todos os naturais comutam.

Nota : A rigor, era necessario ter estabelecido um lema :

LEMA : S(M)=(S^M)(1)

Seja X={ p em N / S(p)=(S^p)(1) }
1) 1 pertence a X
2) Suponha que K pertence a X. Entao :
Logo: K pertence a X implica s(K) pertence a X. Portanto X = N

Note que agora que sabemos que os naturais comutam, surge um teorema :

TEOREMA : (S^(K))(M(S^(K))(M))
De fato : (S^(K))(M)) = M+K=K+M=(S^(M))(K))

1)