Re: [obm-l] Lema de Zorn

Ola Carissimo Prof Nicolau e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Para complementar e enriquecer o ultimo paragrafo da mensagem do nosso
estimado moderador, e importante que se diga que nos primordios da Teoria
dos conjuntos, dado as implicacoes bizarras que se demonstrou derivarem do
Axioma da Escolha, muitos matematicos achavam que uma demonstracao na qual
nao se usava este axioma era "superior e preferivel" a qualquer outra, onde
se fazia uso daquele  axioma.

Existia, portanto, uma certa desconfianca com respeito a este axioma.

Foi aqui onde magistralmente se inseriu o Godel. Este Matematico provou que
se a Teoria dos conjuntos + axioma da escolha implicasse em contradicoes,
entao a Teoria dos conjuntos sozinha tambem nos levaria a contradicoes, isto
e, o axioma da escolha poderia ser, se muito, um catalisador dos paradoxos,
mas nao a causa deles. Este resultado de Godel e pouco conhecido, mas assim
como os seus resultado mais famosos, foi uma contribuicao fundamental.

Em verdade, ate parece que Godel e sua turma vieram ao mundo para sacudir
preconceitos e propor novos desafios, pois o estado de coisas que eles
deixaram de forma alguma esgotou suas implicacoes ou/e foi devidamente
aclimatado. Eles nos mostraram muitas coisas maravilhosas, mas : o que vamos
fazer com elas ?

De "alguma forma" nos precisaremos "fechar" as nossas conquistas para que
sejam transmissiveis as geracoes futuras e a unica forma validade que
conheciamos era atraves da formalizacao, no pressuposto - hoje sabemos,
errado - de que caberia aos posteros tao somente complementar os fundamentos
que estabelemos. Todavia, toda vez que algum de nos tentar fazer isso, isto
e, fechar o conhecimento na otica formalista ingenua de Hilbert, soara em
nossos ouvidos as estrodosas gargalhadas do fantasma de Godel, que,
arrastando as sua grossas correntes, aponta-nos o dedo e sarcasticamente diz
: Nao, nao, nao ... Esse caminho nao e mais possivel ...

O que fazer ? Virar as costas para este fantasma nao e possivel. Encara-lo ?
Como ?

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
6,1509,090104