[obm-l] Geometria Plana

Oi, pessoal:

Aqui vao minhas dicas pra quem quer se preparar pra provas de geometria
plana:

Eu gosto muito do vol. 9 (Geometria Plana) da colecao Fundamentos da
Matematica Elementar, o qual, por sinal, nao foi escrito pelo Iezzi, mas sim
por Osvaldo Dolce e Jose Nicolau Pompeo. Acho uma otima introducao ao
assunto, razoavelmente completa e com muitos problemas. Minha unica critica
eh que o livro tem exercicios rotineiros demais e problemas-desafio de
menos.

Essa deficiencia pode ser compensada com o excelente "Geometry Revisited",
de autoria de H.S.M.Coxeter e S.L.Greitzer e publicado pela Mathematical
Association of America. Eh uma grande ajuda pra quem vai prestar IME ou ITA
e imprescindivel pra quem vai participar de alguma olimpiada. Desvantagens:
eh em ingles e tem que ser importado - custa US$ 18,95 (+ frete) na livraria
virtual da MAA. Veja o site:
http://mirror.math.nankai.edu.cn/mirror/www.maa.org/pubs/books/nml19.html

Nao sei se o ITA ainda tem a prova de desenho geometrico, mas se ainda
tiver, o livro Construcoes Geometricas, do Eduardo Wagner - publicado pela
SBM (Colecao Professor de Matematica) - eh o que voce precisa pra se
preparar. O unico problema eh que o livro nao tem solucoes pros problemas
propostos. Mas isso nao deve ser um grande empecilho. Se voce estiver
empacado em algum problema (e isso significa que voce passou pelo menos uns
3 dias tentando, sem sucesso, resolve-lo), mande uma mensagem pra lista que
ha uma boa chance de alguem (inclusive o proprio autor) te dar alguma dica.

Uma vez que voce tenha dominado o conteudo desses tres livros, voce estarah
apto a testar suas habilidades com os problemas de geometria contidos nas
Eurekas (todos de nivel olimpico), alem de complementar sua formacao com os
otimos artigos lah contidos. Pra quem nao sabe (vergonha!), a Eureka! eh uma
publicacao da OBM devotada a preparacao de candidatos para olimpiadas de
matematica. Veja o site:
http://www.obm.org.br/eureka.htm

Um abraco,
Claudio.