[obm-l] Re: [obm-l] RES: [obm-l] Círculo da Morte

Esse problema é conhecido como "problema de Josephus" e está destrinchado em
detalhes no excelente "Concrete Mathematics", do Knuth (e Patashnik, creio
eu).

A solução enxuta envolve converter n para binário e "girar" um bit, por
exemplo.

99 prisioneiros = 64+32+2+1 -> 1100011  (em binário)

"girando" o bit da esquerda, temos 1000111, que é 64+4+2+1 = 71

Logo basta estar na posição 71 :-)

Em particular quando o número é da forma 2^n é trivial ver que vence o
primeiro a dar uma espadada.

Lógico que não estou explicando muito em apenas mostrar o resultado, mas
está tudo explicado no Concrete. (Eu mesmo não sei o argumento agora, de
cabeça)

Will