Re: [obm-l] PERGUNTAS SEMELHANTES, RESPOSTAS DIFERENTES!

On Tue, Dec 02, 2003 at 08:28:15PM -0300, jorgeluis@edu.unifor.br wrote:
> Oi Pessoal!
>

> O leão mentia às segundas, terças e quartas feiras e falava a verdade nos
> outros dias da semana. O unicórnio mentia às quintas, sextas e sábados e
> falava a verdade nos outros dias da semana. Em que dias da semana é possível
> que o Leão faça as seguintes afirmações: Eu menti ontem. Eu mentirei
> novamente amanhã.

Nunca.

> Em que dias da semana o Leão poderá fazer a seguinte
> afirmação: Eu menti ontem e mentirei novamente amanhã.

Segundas e quartas feiras.

> Você é capaz de dizer por que as respostas às duas questões não são iguais?

Na segunda feira a frase 'Eu mentirei amanhã' é verdadeira logo não pode
ser dita. A frase 'Eu menti ontem' é falsa e a frase 'Eu menti ontem e
mentirei novamente amanhã' também é falsa, podem ambas ser ditas.
Para a quarta feira é análogo.

> (RPM/IME/USP)

A sua referência para este problema está no mínimo incompleta.
Estes são os problemas 49 e 50 do capítulo 4
de 'What is the name of this book?' (sim, este é o título do livro)
de Raymond Smullyan. Aliás eu recomendo os livros desse autor.

[]s, N.