Re: [obm-l] Probabilidade 1/3

Oi, Nicolau:

Eu tinha pensado no seguinte:
Joga-se a moeda 2 vezes:
cara, cara: ninguem ganha
cara, coroa: A ganha
coroa, cara: B ganha
coroa, coroa: C ganha.
Se saiu (cara, cara), repete-se o procedimento, etc...

Imagino que como 1/3 em base 2 eh necessariamente uma dizima periodica, nao
existe solucao que garanta que o jogo termine num numero finito de
iteracoes.

*****

Um engracadinho a quem propus o problema deu a seguinte solucao:
Fabrique uma moeda com espessura = (1/raiz(3))*diametro. Dai:
P(cara) = P(coroa) = P(em peh) = 1/3.

Um abraco,
Claudio.

on 19.11.03 07:38, Nicolau C. Saldanha at nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br