Re: [obm-l] Re: [obm-l]_Herança

Agora entendi...
Este problema e parecido com este aqui:"como dividir uma pizza (ou bolo, ou qualquer coisa assim) para tres sem cometer injustiças?"
Na verdade isto pode ser bem geral no sentido que o Saldanha esta apontando:pode ser que uma pessoa(no caso da pizza de varios sabores para ficar mais facil) por exemplo goste mais da parte com calabresa, o outro goste de bastante queijo e um nao goste de bordas recheadas.
No caso de duas pessoas o melhor a fazer e "voce corta e eu escolho".
O caso geral e meio chato...o Saldanha so disse o caso n=3.Mas e necessario definir bem as regras...

"Nicolau C. Saldanha" <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br> wrote:
On Mon, Nov 17, 2003 at 09:55:13PM -0200, Giselle wrote:

> Como dividir uma herança entre três filhos de modo que cada um tenha a
> impressão de, pelo menos, estar recebendo 1/3 da herança?
>
> Bom, como o problema não impõe nenhuma condição eu diria que dividindo a
> herança realmente em 3 partes...

Acho que tem a ver com o fato de cada um dos três irmãos ter uma perspectiva
diferente quanto a o que vale mais (se tudo fosse dinheiro seria fácil,
mas provavelmente a herança inclui bens de vários tipos diferentes).

Uma solução é a seguinte. Os três irmãos A, B e C convidam você
para ajudar. Você então declara que vai separar um dos lotes:
o lote começará vazio e irá sendo incrementado até um dos três irmãos
gritar "Pare!". Neste momento aquele que gritou (digamos A) fica com
o lote, um dos outros dois (B) divide o que restou em duas partes
e o terceiro (C) escolhe qual destas duas partes ele quer.

Não é difícil ver que isto satisfaz as condições do problema:
ninguém vai gritar até ver o primeiro lote valer 1/3 do total.

[]s, N.

Yahoo! Mail - 6MB, anti-spam e antivírus gratuito. Crie sua conta agora!