Re: [obm-l] Área Lateral de Pirâmide

Title: Re: [obm-l] Área Lateral de Pirâmide
Oi, Andre:

Antes de mais nada, parabens pela medalha!

Eu esqueci de dizer que o problema original foi do nivel gama - provar que de todas as piramides de mesma base (quadrada) e mesmo volume (e, portanto, mesma altura), a de menor area lateral eh a regular.

****

Sobre o que voce escreveu abaixo, tah tudo certo se supusermos que a piramide eh regular - de fato, voce tem que multiplicar a area que voce achou, de uma das faces, por 4, jah que queremos a area lateral total.

Mas e se a piramide nao for regular?

Uma sugestao: use coordenadas cartesianas, suponha que os vertices da base sao os pontos (a,a,0), (a,-a,0), (-a,a,0) e (-a,-a,0) e que o vertice da piramide seja o ponto (x,y,z). Em seguida use determinantes pra achar a area de cada uma das quatro faces e, portanto, a area lateral total da piramide.

Voce vai cair numa expressao da forma F(x,y,z,a) = S e, como S e a sao dados, voce terah a equacao do l.g. dos vertices correspondentes a uma dada area lateral.

Um abraco,
Claudio.