Re: [obm-l] off-topic (fisica)

Ola Pessoal e demais
colegas desta lista ... OBM-L,

Essa observacao que o Artur faz, abaixo, com certeza nao e caracteristica
exclusiva do Prof dele ... Acredito mesmo que seja comum a imensa maioria
dos Fisicos. Eu me lembro que ja me aborreci bastante com esta
"liberalidade" e "falta que rigor" que eles aparentam ter, mas hoje entendo
que as coisas devem ser assim.

Para um Fisico a Matematica e apenas uma linguagem adeguada, muito
provavelmente a linguagem mais adeguada para exprimir os fenomenos naturais
que eles investigam e e algo sem duvida extraordinario que aquilo que
percebemos no Mundo tipico e ideal da Matematica seja tao eficaz para
descrever as coisas que aparentemente nos sao externas, vale dizer, a
natureza.

O Artur faz uma aproximacao feliz : lei e teorema. Uma lei Fisica esta para
a Fisica assim como um Teorema Matematico esta para a Matematica ... De
fato, nos invocamos um Teorema para justificar um fato matematico, da mesma
forma que um Fisico lanca mao das leis fisica para explicar os fenomenos,
isto e, "compreende-los".

Dai concluimos que parece haver um paralelo entre explicacao de fenomeno
natural e demonstracao matematica. Seria possivel estender este paralelismo
? O que na fisica seriam os correlatos dos nossos axiomas e objetos
indefinidos ? Claramente : principios e grandezas fundamentais ... Os
Principios sao aceitos, nao se explicam; as grandezas fundamentais servem
para definir as demais grandezas.

E, fato notavel ... em Fisica existe o "Problema da Medida", isto e, toda
teoria, para ser aceita pela comunidade cientifica tem que nos permitir
derivar numeros ( suas previsoes ) que comparamos com os resultados das
experiencias e observacoes. Se os resultados dass comparacoes sao
suficientemente boas , vamos acreditando cada vez mais na teoria, ate que
surja algum fato novo relativo ao ambito de sua aplicacao que ela nao
explica e nao preve.

Parafraseando e mantendo o paralelo com a Matematica, poderiamos dizer que a
Fisica evolui atraves da resolucao de suas incompletudes ... De fato. Se
explicacao e demonstracao, uma fato nao explicavel e um teorema
indemonstravel NO BOJO DO SISTEMA FORMAL QUE A TEORIA FISICA IMPLICITAMENTE
ADMITE.

Isto e bastante perceptivel na Teoria da Relatividade.

O fato inexplicavel era a constancia da velocidade da luz. A mecanica
classica nao e capaz de explicar e prever este fenomeno. O que Einstein fez
foi uma aplicacao na epoca ja bem discutida com o advento do Teorema de
Godel : Se surge um teorema indemonstravel, transformamos ele em axioma !
Assim, Einstein "Nao tenta mais explicar a constancia da velocidade da luz",
transforma isso num axioma, generaliza o Principio de Newton e passa a tirar
suas conseguencia. E daqui que vem o tempo proprio e o espaco proprio de
cada referencial : e uma consequencia da operacao logica de transformar um
fato inesplicavel ( indemonstravel ) num principio ( axioma ).

Einstein descobre a relatividade do tempo e do espaco COMO CONSEQUENCIA de
sua operacao de transformar a constancia da velocidade da luz EM UM
PRINCIPIO ( ou axioma ). Claramente que a partir dai ele precisava dizer,
tambem, que as LEIS DA FISICA ( e nao so da Mecanica ) sao validas em
referenciasi inerciais uns em relacao aos outros. Dai sai tambem a
explicacoa das transformacoes de lorentz e outros detalhes mais.

Seria essa vertente do paralelo entre Fisica e Matematica suficientemente
forte  ? Seria interessante investigar isso ?

Nenhum sinal pode ser transmitido com velocidade superior a da luz. Por que
? Alguem pode apresentar a equacao relativista :

M = M0/(raiz(1 - ( (v^2)/(c^2) ) )

E dizer que um sinal dotado de inercia, ao aproximar-se da velocidade da
luz, teria, em tese, uma massa infinita ... Mas esta e uma equacao DA
RELATIVIDADE, que pressupoe mais do que aparentemente vemos numa primeira
leitura. De fato, com efeito, dentro de um mesmo cone de luz, dois eventos
podem ocorrer em momentos diferentes em relacao a referenciais distintos,
MAS ( e isso e um grandissimo MAS ! ) o PRINCIPIO DA ANTECEDENCIA DAS CAUSAS
sera preservado ! Assim, se Einstein admitisse que pudesse haver influencia
entre eventos fora de um mesmo cone de luz ele teria, obrigatoriamente, que
admitir que ha efeitos que ocorrem antes de suas causas ... E Einstein
era suficientemente classico e suficientemente reacionario para jamais
admitir isso !

A Fisica Classica vai ate Einstein e ... inclui Einstein ! Einstein era
classico, de corpo de alma.

Todavia, CONTRA FATOS, NAO HA ARGUMENTOS POSSIVEIS, CERTO ? Existe algum
fato que demonstra de forma inequivoca, irrefutavel e irretorquivel que ha
sinais que se propagam com velocidade superior a da luz ?

Sim, existe : e o TEOREMA DE BELL.  O Teorema de Bell e, em verdade, uma
inequacao derivada da Analise ( e correcao ) de um trabalho do Von Newman.
Apesar de usar quons em sua formulacao, nao dependente em essencia da
Mecanica Quantica. Particularmente com o EXPERIEMNTO ASPECT, ele teve uma
CONFIRMACAO EXPERIMENTAL IRREFUTAVEL. Sem querer, aqui, entrar em detalhes
que talvez sejam demasiadamente tecnicos para nossa lista,  este Teorema
afirma ( e a experiencia confirma )que NAO HA FISICA LOCAL. A realidade,
qualquer que seja ela, E GLOBAL.

De forma simplificada significa isto dizer que a movimentacao atual dos meus
neuronios estao sendo sentidas pelos neuronios de quem esta lendo esta
mensagem, INSTANTANEAMENTE,  sem mediacao de tempo algum, isto e, com uma
VELOCIDADE DE PROPAGACAO SUPERIOR A VELOCIDADE DA LUZ.

Isto nao e uma suposicao, uma teoria, uma ideia bizarra : e um fato ja
comprovado experimentalmente.

Bom. E o que tem haver isso com o que falavamos ? Simplesmente que trata-se
de um resultado que nao se choca com o "formalismo" quantico, e independente
da Mecanica Quantica, e  e inexplicavel e antagonico com a Teoria da
Relatividade. E portanto uma "incompletude" ou "fato inexplicado" ou
"teorema indemonstravel" no bojo desta teoria.

Entre o ceu e a terra, ha mujito mais coisas do que supoe a nossa vao
filosofia. Parece que o ingenuo paralelo que o Artur tracou tem
conseguencias fumegantes ...

Se voce transforma um Teorema indemonstravel em axioma, em tese, voce remove
a incompletude, mas o sitema continuara sendo formal e continuara mapeando a
aritmetica. segue que surgira uma nova incompletude, ad infinitum. Se
Einstein lancou mao deste artificio para elaborar sua teoria tao bem
sucedida, sera que o teorema de Bell nao seria a nova incompletude que
inevitavelmente surge num procedimento assim ( como o que ele fez ) ?

Uma maneira de contornar esta aparente contradicao seria modificar a propria
relatividade. Fazer o que os Fisicos comecam a chamar de Teoria da
Relatividade Revisada (Quem procurar na rede vai encontrar artigos ) Nos
deveriamos admitir o seguinte : ha efeitos que ocorrem antes de sua causa.

Isso parece uma loucura : a bomba explode antes de nos acionarmos o
detonador. E nao parece haver fatos que justifiquem um tal passo. Ou
existira ? Existe uma forma de olhar estas coisas de forma que elas fiquem
mais digeriveis ? Que sejam mais plausiveis ? Mais verossimeis ?

O conceito de "papel", "funcao", "objetivo", "intencionalidade", e estranho
a Fisica. Nao e, claramente, em relacao as ciencias biologicas. E bastante
comum nos apresentarmos determinada argumentacao, plaudivel, onde
implicitamente admitimos tais coisas. Por exemplo. Nos dizemos, de forma
aceitavel, que o coracao pulsa porque o sangue precisa chegar as celulas.
Muitos outros exemplos podem ser apresentados. O certo e que QUANDO UM
EFEITO TEM UMA APARENTE INTENCIONALIDADE, TUDO SE COMPORTA COMO SE A SUA
CAUSA ESTIVESSE NO FUTURO, isto e, as coisas estao ocorrendo aqui e agora
para ATENDER UMA NECESSIDADE MAIOR, GLOBAL. Ou seja, o que ocorre aqui,
localmente, ocorre em funcao de uma necessidade global do todo.

Esta falta de uma melhor compreensao de como os fatos isolados estao imersos
no todo, qual funcao desempenhaam sobre esse todo, parece tipico de nosso
tempo e tem nos levado a graves e perigosos acidentes, em grande escala.

Finalizando, quero dizer que esse paralelo entre "funcao" ou "papel" e
quebra do Principio da Antecedencia das Causas parece ser um caminho
bastante promissor alem de ser uma necessidade de nosso tempo ...

Eu deixei a imaginacao livre e, em comnsequencia, fugi um pouco do tema
principal, mas deu pra sugerir como a investigacao em Fisica Teorica e
Fisica-Matematica e empolgante e igualmente bela. Isso e uma sintese
resumidissima de um trabalho maior que fiz, ainda nao suficientemente
maduro.

Um Abraco a Todos
Paulo Santa Rita
3,1218,111103