Re: [obm-l] probabilidade......

Eu diria que deduzindo a relacao de recorrencia que define as permutacoes
caoticas ("derangements" em ingles) ou entao usando o principio da
inclusao-exclusao - veja qualquer livro medianamente decente de combinatoria
ou entao, de preferencia, o excelente Analise Combinatorio e Probabilidade
do qual o Morgado eh co-autor.

No mais, repare que, no caso de n cartas, a sua probabilidade eh:
e voce, como bom aluno de calculo, deveria reconhecer a soma entre
parenteses como sendo a n-esima soma parcial da serie de McLaurin de e^x
avaliada em x = -1, ou seja, a n-esima soma parcial de expansao em serie de
e^(-1). Logo, a probabilidade do problema tende a 1 - e^(-1).

Um abraco,
Claudio.