[obm-l] Re:[obm-l] Re: [obm-l] ciclo trigonométrico

Note que 3cos(x) + 2sen(x)<=>

sqrt(13)[ (3/sqrt(13)cosx+ 2/sqrt(13)senx]

Não vou ser formal,mas veja que existe um ângulo y tal que

seny=3/sqrt(13) e cosy=2(sqrt(13)  (relação
fundamental...),daí ficamos com

sqrt(13)(senycosx+senxcosy) ou sqrt(13)sen(x+y)

Como o valor máximo de sen(x+y) é 1,o valor máximo de
sqrt(13)sen(x+y) é sqrt(13).

obs: sqrt(k) -> raiz quadrada de k

> Não sei se entendi o problema direito, pois a solução que en
contrei foi
> muito simples:
>
> Como o maior valor do seno e qualquer ângulo é 1, f
(x) = 3.1+2.1 = 2.

> Se alguém tiver outra solução, me explique por favor...

---
AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br