RES: [obm-l] Geometria (Mr. Crowley)

Bom, espero que eu não tenha errado, mas se encontrarem alguma falha,
favor avisem...

Item C:

Se a circunferência tem diâmetro BC então o centro dela está no ponto
médio de BC. (Creio que foi uma mera desatenção sua Cesar)

CÁLCULO DE DF:

Como F é a intersecção da circunferência com BD, então o triangulo CFB é
retângulo. Nota-se que o triangulo DCB também é retângulo. Como os 2
triângulos citados são semelhantes(Possuem em comum o ângulo reto, e o
ângulo B, logo o outro também é igual) pode-se aplicar uma regra de 3
simples: BD/BC = BC/BF (Uma das relações notáveis do triangulo retângulo
geralmente mostrada como c² = a.m).

BC² = BD.BF

2a² = (sqrt(10).a/2).BF

BF = sqrt(10)2a/5

RESPOSTA:

DF = (BD - BF)
   = sqrt(10).a/2 - sqrt(10)2a/5

LOGO DF = sqrt(10).a/10

CÁLCULO DE EF:

Como CD/AD = 2, e percebe-se que os triangulos ADE e CEB são
semelhantes, então BE/ED = 2, Logo BE é BD/3

RESPOSTA:

EF = BF - BE
   = sqrt(10)2a/5 - sqrt(10).a/6

LOGO: EF = sqrt(10)7a/30