[obm-l] Re: [obm-l] problema dos caminhos, e extraçao de um par de baralho de pôquer

On Sun, Oct 19, 2003 at 07:43:02PM -0300, guilherme S. wrote:
> entre os pontos A e B ha´ 7 avenidas na direçao
> norte-sul e 6 avenidas na direçao leste-oeste.Quantos
> sao ostrajetos de comprimento minimo ligando o ponto A
> ao B?

Este problema é um clássico, eu só acho que o enunciado
está um pouco ambíguo. Vou interpretar que o ponto A é (0,0),
o ponto B é (7,6) e que há avenidas nas retas x = (inteiro)
e y = (inteiro).

Neste caso uma pessoa que ande de A até B deve andar 13
quadras, dentre as quais 6 para o norte. Basta escolher
as posições dos 6 trechos. Assim a resposta é binomial(13,6) = 1716.

[]s, N.