Re: [obm-l] Re:_[obm-l]_Interpretaçao_do_corpo_R[x]/(x^2_+_1)

Eu ja ouvi falar desta adjunçao ha algum tempo...Basicamente os complexos sao comparados aos polinomios modulo 1+X^2.
Esta abordagem e facil mas a demo de que ele e algebricamente fechado pode ser achada nos livros do Milne sobre Galois

Carlos Maçaranduba <soh_lamento@yahoo.com.br> wrote:
Nao consegui ver essa magica que vc diz vê na mensagem
abaixo.
> agora a mágica da coisa... tome o elemento x + > 1> em R[x]/,
> veja que esse elemento é raiz do polinômio x² + 1,
> pois (x + )² =
> (x² + 1) + = 0!

Isso aqui"x + "nao é x+f(x)*(x^2+1)??? Pq vc
eleva ao quadrado e como chega em (x² + 1)+ ???

> (que na verdade é um corpo pois x²+1 é irredutível)
> são representados por
> polinômios de grau 1 em x, logo são da forma ax + b,
> sabendo que o x e o i
> são a mesma coisa, vemos que os elementos desse
> corpo são da forma ai + b,
> com a e b reais... preciso ser mais formal que isso?

Vc define que x e i sao a mesma coisa???Eu entendi que
os elementos representantes devem ser os restos
possiveis da divisao por x^2 + 1 que no caso ,a
cardinalidade é igual a dos Reais.
O que vinha antes dessa mensagem eu entendi
direitinho....Valeu pela explicacao
simples.Aproveitando, o Teorema de Lagrange para
Grupos vale tambem para polinomios, como o grupo
aditivo de R[x]/(x^2 + 1)??E se x^2 + 1 nao fosse
irredutivel em R[x] quais subgrupos existiriam???

Yahoo! Mail - o melhor webmail do Brasil
http://mail.yahoo.com.br

Yahoo! Mail - o melhor webmail do Brasil. Saiba mais!