Re: [obm-l] TEORIA DOS JOGOS

Olá Jorge,

Olha, não está explícito se C "DISSE" q valia muito mais. Vou considerar
que disse.
Se B quer uma compensação para não fazer lances, ele não tem tanto
interesse no quadro. Provalvelmente ele quer tirar vantagem da situação
e ganhar algum dinheiro em cima.
Devemos considerar o seguinte. Se C se dispõe prontamente a pagar uma
quantia muito alta, B saberá q ele pode pagar ainda mais e pedirá mais.
C (ao menos se deve mostrar disposto a) pagar uma quantia baixa. Outro
fato a considerar é que mesmo que B ganhe 1 dólar, a princípio seria
vantajoso para ele, pois ele não tirou nenhum dólar do bolso e obteve
lucro sem riscos. Agora veja que B para recuperar um x em dinheiro deve
comprar o quadro por um preço e posteriormente vendê-lo por um preço x
maior do que comprou. Repare que ele não conseguirá comprar o quadro por
15, pois C disse que o quadro valia muito mais. C tende, em uma disputa
fazer lances altos em contrapartida aos lances de B. Visto isso, B
estaria em "desvantagem" na disputa, a princípio.
logo, se houver leilão:
-se B chegar a comprar o quadro, pagará um alto preço por este, pois C
está disposto a pagar caro e a disputa será intensa. Em uma posterior
revenda, deveria vendê-lo por este preço caro pelo qual comprou mais o
x, que é o que C ofereceu, mais um k (o k representaria a vantagem em
relação a ter aceitado a proposta indecorosa...)
-se C comprar o quadro, ou pagará um alto preço (o q para ele parece
razoável) ou pagará um preço baixo, pois a atividade para B pode lhe
parecer não interessante logo no princípio do leilão (o que é o mais
provável). Repare que o preço mínimo, neste caso, seria um pouco acima
de 15.

Visto isso, percebemos que a compra do quadro por B se revelará
provavelmente desvantajosa. É vantagem para B fazer negócios e ganhar
algo em cima (ao menos é mais vantagem que entrar na disputa com a real
intenção de comprar o quadro)
A compra do quadro por C a um preço baixo é o evento mais provável,
visto que B não estaria muito disposto a fazer lances altos.

Depois de estudado tudo isto, poderia afirmar que C deve estar disposto
a pagar uma quantia menor que 5 dólares. Uma quantia igual a 5 dólares
se revelaria excepcionalmente vantajosa para B e nem tão vantajosa para
C, pois ele "ganharia" com isso alguns poucos dólares (menos que cinco
provavelmente) que é a diferença que ocorreria em um provável lance
final do leilão (pouco mais de $15 como visto) - $15
O razoável aos dois seria algo em torno de $3, pois B ganharia de graça
$3, "ganhando" C algo a mais que $3 [lance final - 13]. Repare que os $3
são iguais ao X a que nos referimos no início do problema. Quanto maior,
menor a vantagem de B entrar no leilão
Quantias mais baixas poderiam ser oferecidas a B. Como em toda a
negociação, nunca começamos mostrando todo o nosso potencial, até aonde
podemos chegar. Logicamente, C deveria começar propondo $1,5 ou $2
dólares para tentar persuadir B a aceitar um valor menor, tendo como
limite de valor de aceitação os $3 dólares.

Não sei se está correto, mas sinceramente é o que eu faria em uma
situação dessas

Quanto as desculpas pelo envio deste problema e considerá-lo muito off,
sinceramente eu discordo e acho q problemas deste tipo são muito
enriquecedores para a lista. Aliás, vc teria algum endereço com material
em português sobre este assunto? Se tiver eu agradeço enormemente.

Abraços,
Alexandre Daibert