Re: [obm-l] numero racional.

Seja m/n uma fração irredutível. Então se m/n = x^1/2 => m^2/n^2 = 2 => m^2
= 2*n^2. Um número par multiplicado por um número par é sempre par, já que
pode ser escrito como 2*k, e 2*k*2*k´= 4*k*k´, logo é par, já que todo
número multiplicado por 2 é par. Façamos m = 2*k. Então, (2*k)^2 = 4*k^2 =
2*n^2 => n^2 = 2*k^2, e pelo mesmo argumento, n tem que ser par.
Abraços,
Bernardo

http://messenger.msn.com.br