Re: [obm-l] de quantas maneiras pode-se ler a palavra?

Seguinte:

O seu alfabeto só tem 6 letras.
2 tem apenas um caractere
4 tem dois caracteres...

A mensagem enviada tem, portanto, qualquer coisa entre 6 e 12 letras.

Vamos chamar de U as letras de apenas um caractere
Vamos chamar de D as letras com dois caracteres.

A mensagem tem 12 caracteres e pode, portanto, ser escrita das maneiras que eu descrevi na mensagem anterior.

Vou dar alguns exemplos:

1 palavra com 12 letras de 1 caractere

UUUUUUUUUUUU   -- essa é a única palavra possível. Não importa aqui o fato de que existem dois tipos de letras com dois caracteres, porque a mensagem que recebemos é que vai determinar quem são os 12 caracteres. Cabe a nós dispor os espaços, formando as letras.

11 palavras com 10 letras de 1 caractere e 1 letra de 2 caracteres

DUUUUUUUUUU
UDUUUUUUUUU
UUDUUUUUUUU
UUUDUUUUUUU
UUUUDUUUUUU
UUUUUDUUUUU
UUUUUUDUUUU
UUUUUUUDUUU
UUUUUUUUDUU
UUUUUUUUUDU
UUUUUUUUUUD

Vou pular as maneiras com muitas variações, mas são combinações de U´s e D´s. (Anagramas)

Só para explicar mastigado, mais uma

21 palavras com 2 letras de 1 caractere e 5 letras de 2 caracteres

UUDDDDD
UDUDDDD
UDDUDDD
UDDDUDD
UDDDDUD
UDDDDDU

DUUDDDD
DUDUDDD
DUDDUDD
DUDDDUD
DUDDDDU

DDUUDDD
DDUDUDD
DDUDDUD
DDUDDDU

DDDUUDD
DDDUDUD
DDDUDDU

DDDDUUD
DDDDUDU

DDDDDUU

Esse número (21) pode ser obtido tanto somando a PA 1,2,3,4,5,6 como fazendo a conta ( 7! )/( 5!x2! )

Agora, se a sua confusão é com a minha hipotese de que os 12 caracteres da mensagem já me são dados, tudo bem.
Se vc acha que no enunciado é "para todas as mensagens possíveis de 12 caracteres" aí vc tem que multiplicar o resultado por 2^12, que é o número de possíveis mensagens de 12 caracteres usando  apenas dois símbolos.

Abraço e espero ter ajudado.
Will