[obm-l] Mais IME...

Aí gente, o IME já tah enchendo por aki neh? hehehe. vai mais uma aê. Eu
fiz esse problema, mas como achei que tava muito simples deve ter alguma
coisa errada, pq as questões de combinatória do IME constumam ser boas...

(IME 98)
Uma embarcação deve ser tripulada por oito homens, dois dos quais só
remam do lado direito e apenas um, do lado esquerdo. Determine de
quantos modos esta tripulação pode ser formada, se de cada lado deve
haver quatro homens
Observação: A ordem dos homens em cada lado distingue a tripulação.

Tem só mais uma aki:
(IME 98)
Resolva e interprete, geometricamente, o sistema matricial abaixo em
função de a e b.

| 1   -2    3 |     | x |    | -4 |
| 5   -6    7 |     | y |    | -8 |
| 6     8    a |     | z |    |  b |
Só não sei fazer a parte da interpretação geométrica (resolver sistema
linear pelo amor de Deus...)