[obm-l] Re: [obm-l] O Tempo está acabando....

Bom, na realidade v eh dimensionalmente igual a uma vazao, e nao a uma
velocidade. Temos que v = dV/dt, ou seja, a derivada do volume escoado com
relacao ao tempo. Em virtude da equacao da continuidade relativa ao
escoamento de um fluido, temos que dV/dt = 0,6s (2 g h)^1/2 = -d/dt(Sh),
pois S*h (S a area da base do cilindro) eh o volume acumulado a uma altura h
acima do centro do orificio. O sinal negativo deve-se a fato de que o volume
acumulado diminui com o tempo. Logo, -S dh/dt = 0,6s (2 g h)^1/2, uma eq.
diferencial de variaveis separaveis. Segue-se que dh/((
2 g h)^1/2) = -0,6s/S dt. Integrando, temos que (h/g)^1/2 = -0,6s/S t +C,
sendo C uma constante. Disto decorre que h = g*(C-0,6s/S * t)^2. para t=0,
temos h = h(0) = g*C^2. Entrando com t = 9s, voce encontra h(9) em funcao de
C.  Como h(0)-h(9) = 50, vc determina C. O resto eh calculo.
Nao deu para eu terminar, aproveitei um tempinho livre que acabou. Espero
que eu tenha ajudado enao tenha cometido nenhum engano
Artur

http://messenger.msn.com.br

OPEN
Internet