[obm-l] Indução

Olá pessoal da lista!

Envio abaixo um problema que caiu na olimpíada cearense. Não estou
encontrando uma explicação satisfatória para ele...

TEOREMA: Para todo n, num conjunto de n bolas, todas elas
têm a mesma cor.

COROLÁRIO: Todas as bolas do mundo têm a mesma cor.

Demostração:
A demonstração do teorema será feita usando o PIF. O resultado é válido
para n=1 pois, num conjunto com uma bola, todas elas têm a mesma cor.
Suponha que o teorema seja válido para todo conjunto com i bolas.
Considere um conjunto com i+1 bolas. Retirando uma delas, o conjunto
restante possui i bolas e, pela hipótese indutiva, todas possuem a mesma
cor, digamos amarela. Retire uma das bolas amarelas desse conjunto e
retorne  a bola de cor desconhecida anteriormente retirada. Obtemos
novamente um conjunto com i bolas e que, pelo que foi discutido
anteriormente, possui i-1 bolas amarelas. Pela hipótese indutiva, possui
todas as bolas da mesma cor.  Segue que a bola de cor desconhecida
também é amarela. Assim, todas as i+1 bolas são amarelas.

Descubra o erro nesta demonstração.

Acho que o erro está em considerar a passagem P(i-1) => P(i) como
hipótese indutiva, e não como a própria tese. Mas não estou tão seguro
disso...

Abraço
Eduardo