Re: [obm-l] estatística

Pois é, foi justamente o que a professora fez. Mas o
que me inquietou é que fazendo assim, você está
calculando a probabilidade do aeroporto conseguir
atender seus 2 aviões por minuto, sem levar em
consideração que chega 1 avião por minuto. E isso, pra
mim faz diferença, porque se chegassem 5 aviões por
minuto num aeroporto de mesma capacidade seria
diferente. Eu achei que ela deveria fazer:

Seja X a v.a. numero de avioes que chegam por minuto.
X ~ Poi(1). O aeroporto tem capacidade de receber 2
aviões por minuto, portanto algum avião ficará sem
atendimento se X > 2. A probabilidade de que algum
aviao fique sem atendimento é portanto:
P(X>2) = 1 - (P(X=0)+P(X=1)+P(X=2)) = 0,0803

Tanto é que o item c) deste exercício ele pergunta a
mesma probbilidade se a capacidade de atendimento do
aeroporto aumentar uma certa porcentagem e a
quantidade de aviões que chegam ao aeroporto também
aumentar uma outra porcentagem. Se fosse assim, qual o
parâmetro que eu usaria, o número de aviões que chegam
ou a capacidade do aeroporto?

Abraços,

Rafael.

--- Fernando Henrique Ferraz <feferraz@ime.usp.br>