[obm-l] duvida - coord. curvilineas

lá Pessoal,

   A minha dúvida é como obter os versores para diferentes
coordenadas. Vou tentar explicar a minha dúvida começando com
coord. cilindricas.

   Os versores tangentes às linhas coordenadas são:

e[r] = cos (teta) i  + sen (teta) j
e[teta] = - sen (teta) i + cos (teta) j
e[z] = k

   Eu quero descobrir qual é a relação entre esses 3 novos
versores que correspondem aos versores cartesianos i,j,k. Por
tentiva e erro, achei o seguinte:

i = cos(teta) . e[r]  -  sen(teta) . e[teta]
j = sen(teta) . e[r] + cos(teta) . e[teta]

   Agora, quando vou fazer o mesmo  com as coordenadas
esféricas, aí a coisa complica. Sendo:

(x,y,z) -> (r,teta,alfa)
(i,j,k) -> (e[r],e[teta],e[alfa]
   E versores tangentes às linhas coordenadas:

e[r] = {sen(alfa).cos(teta)}i + {sen(teta).sen(alfa)}j + cos
(alfa) k
e[teta] = - sen(teta)i + cos(teta)j
e[alfa] = {cos(teta).cos(alfa)}i + {cos(alfa).sen(teta)}j  -
sen(alfa)k

   Eu até consegui achar o versor k em função dos outros 3:

k = cos(alfa) . e[r] - sen(alfa) . e[alfa]

   Mas não está sendo trivial achar as outras  duas relações.
Há alguma maneira, em outras palavras, técnica para chegar
nessas resoluções? Ou é só por tentativa mesmo?

Obrigado,
Wellington Nogueira

ps: indicações de bibliografias sobre esse assunto serão
muito bem-vindas!

---
AntiPop-up UOL - É grátis!
http://antipopup.uol.com.br