Re: [obm-l] BELEZA: belgas e pontos.

----------
>From: "Nicolau C. Saldanha" <nicolau@sucuri.mat.puc-rio.br>
>To: obm-l@mat.puc-rio.br
>Subject: Re: [obm-l]  BELEZA: belgas e pontos.
>Date: Sun, Aug 10, 2003, 8:23 AM

> Como não? No ensino médio eles sabem. Eu estranho a idéia de estudar
> cônicas de forma puramente grega, sem mencionar que estas são as curvas
> de grau 2.

Eu nao disse isto. Os alunos conhecem as curvas do segundo grau mas
nao sao capazes de identificar as secoes no cone com elas uma vez que
a geometria analitica no espaco nao faz parte do programa de matematica
do ensino medio do nosso pais. Coordenadas no R3 so existe aqui no Rio de
Janeiro e, ainda assim, de forma muito elementar; equacao da reta e do
plano e nada mais.

> Só para pacificar um pouco, eu também gosto muito da demonstração com
> as esferas, não estou de forma alguma querendo sugerir que a demonstração
> que apresentei (de natureza algébrica) deva eliminar a demonstração de
> natureza mais geométrica. Mas eu me lembro de, ao descobrir a demonstração
> algébrica, ter tido aquela sensação de "isto é tão simples, pq me esconderam
> isso durante tanto tempo?"...

Para pacificar totalmente eu talvez diria que voce deve ter tido bons
professores. Eles tiveram a nocao do que um aluno do ensino medio pode
compreender com as ferramentas que possuem na ocasiao, e deixar um mundo
de decobertas surpreendentes para depois, quando tiveram mais maturidade e
conhecimento.
E isto foi muito bom.

Abraco,

Wagner.